Policial

Áudio de Deltan Dellagnol comemorando proibição de Lula conceder entrevista é divulgado pelo The Intercept

Publicado por
Compartilhado

O site The Intercept Brasil publicou o primeiro áudio após um mês de vazamentos de informações na série de reportagens denominada #vazajato. O áudio divulgado no fim da tarde desta terça-feira (9) é atribuído ao procurador federal Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato.

No áudio, Dallagnol informa aos procuradores em um grupo do aplicativo Telegram que o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux emitiu liminar suspendendo a decisão do ministro Ricardo Levandowisk que permitia o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, conceder entrevistas a órgãos de imprensa de dentro da Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena.

NA MANHÃ DO DIA 28 DE SETEMBRO DE 2018, A IMPRENSA NOTICIOU QUE O MINISTRO DO STF RICARDO LEWANDOWSKI AUTORIZARA LULA A CONCEDER UMA ENTREVISTA AO JORNAL FOLHA DE S.PAULO. EM UM GRUPO NO TELEGRAM, OS PROCURADORES IMEDIATAMENTE SE MOVIMENTARAM, DEBATENDO ESTRATÉGIAS PARA EVITAR QUE LULA PUDESSE FALAR. PARA A PROCURADORA LAURA TESSLER, O DIREITO DO EX-PRESIDENTE ERA UMA “PIADA” E “REVOLTANTE”, O QUE ELA CLASSIFICOU NOS CHATS COMO “UM VERDADEIRO CIRCO”. UMA OUTRA PROCURADORA, ISABEL GROBA, RESPONDEU: “MAFIOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

No final da noite, Dallagnol envia mensagens dizendo que tinha um segredo e depois envia o áudio. O procurador comemora a decisão.

Áudio de Deltan Dellagnol

A série de reportagens está sendo baseada em um conteúdo recebido pelo site. O conteúdo em questão são conversas entre procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança público com governo Bolsonaro.

Para o The Intercept, as conversas apontam diversas irregularidades praticadas pelo Moro, Dallagnol e outros procuradores. Sérgio Moro teria atuado como chefe informal do MPF, antecipando decisões, sugerindo operações e testemunhas, papel vetado por um juiz.

Segundo o site, o áudio de Deltan Dellagnol comprova mais uma vez a veracidade das mensagens que estão baseando as reportagens.

Sérgio Moro já compareceu tanto ao Senado Federal, quanto na Câmara do Deputados para prestar esclarecimentos. Dallagnol recusou o convite da Comissão de Direitos Humanos da Câmara para dar depoimentos sobre os vazamentos.

Esta postagem foi publicada em 9 de julho de 2019 18:26

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024